Uma das questões que podemos
discutir, hoje, são as possibilidades que os aparelhos com acesso a web
(androides e Smartphones) trouxeram que vieram ampliar as possibilidades de
ensino e aprendizagem em cursos online, além das ferramentas que surgem nos
resta jamais esquecer uma reflexão que Carolina Cavalcanti aponta em seu texto
“Interatividade em ambientes WEB - dando um toque humano a cursos on-line”, no
mesmo ela aponta que “na modalidade a distância em ambientes web existem quatro
tipos de interatividade: aluno/plataforma tecnológica, aluno/aluno,
aluno/professor, aluno/conteúdo.” Ela explica que precisamos reconhecer a
existência destes quatro canais de interatividade e a sua utilização de modo
correta para que venha nos auxiliar e motivar os alunos a não se sentirem
sozinhos no processo de aprendizagem.
Na interação
aluno/plataforma tecnológica foi imprescindível a participação do tutor na
organização do conteúdo para que a turma obtivesse sucesso no curso; no tocante
aluno/aluno foram maravilhosos os cursistas pois além da interação no AVA o
sucesso no WhatsApp foi gratificante ao tutor a meu ver. Na relação aluno/ professor
percebo que o WhatsApp foi de suma importância para o andamento dos demais
ferramentas porque ra através dele que o professor dava o feedback a turma e
isso leva a boa relação do aluno/conteúdo, favorecendo o sucesso da
aprendizagem e resultando no excelente andamento do curso. No texto
"Avaliação Formativa e Continuada da Educação Baseada na Internet" de
Margarita Victoria Gomez traz uma abordagem que reflete o andamento que tivemos
no curso até aqui:
“Desafiar os estudantes a tentar realizar alguma nova atividade que possibilite a avaliação pode ser realizada criando um plano de ação; resolvendo exercícios de enriquecimento, para os alunos sem dificuldades, e oferecer novas oportunidades para quem não consegue realizar uma tarefa”.
Entretanto, antes que se
perguntem, mas nem todos estão realizando o curso, porém a aprendizagem não
depende só de fatores extrínsecos ao aluno(estímulo com as ferramentas da web)
como também de fatores intrínsecos do aluno, relacionados a questões pessoais,
prioridades. Como bem citou Margarita Gomez apud Freire (1975) “a avaliação
formativa e continuada consiste em uma prática educativa contextualizada,
flexível, interativa, presente ao longo do curso, de maneira contínua e
dialógica”.
Referências
CAVALCANTI.
Carolina, Interatividade em ambientes WEB
- dando um toque humano a cursos on-line. Disponível em: http://www.unisa.br/unisadigital/int_amb_web.pdf
. Acesso em: 11/11/2014.
GOMEZ.
Margarita Victoria, Avaliação Formativa e
Continuada da Educação Baseada na Internet. Disponível em: http://set-hm.blogspot.com.br/2008/11/avaliao-formativa-e-continuada-da.html
. Acesso em: 13/11/2014.
Interação via WhatzApp com Odália Araújo
Nenhum comentário:
Postar um comentário