domingo, 23 de novembro de 2014

Interatividade e Avaliação em ambientes WEB




Uma das questões que podemos discutir, hoje, são as possibilidades que os aparelhos com acesso a web (androides e Smartphones) trouxeram que vieram ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem em cursos online, além das ferramentas que surgem nos resta jamais esquecer uma reflexão que Carolina Cavalcanti aponta em seu texto “Interatividade em ambientes WEB - dando um toque humano a cursos on-line”, no mesmo ela aponta que “na modalidade a distância em ambientes web existem quatro tipos de interatividade: aluno/plataforma tecnológica, aluno/aluno, aluno/professor, aluno/conteúdo.” Ela explica que precisamos reconhecer a existência destes quatro canais de interatividade e a sua utilização de modo correta para que venha nos auxiliar e motivar os alunos a não se sentirem sozinhos no processo de aprendizagem. 

Na interação aluno/plataforma tecnológica foi imprescindível a participação do tutor na organização do conteúdo para que a turma obtivesse sucesso no curso; no tocante aluno/aluno foram maravilhosos os cursistas pois além da interação no AVA o sucesso no WhatsApp foi gratificante ao tutor a meu ver. Na relação aluno/ professor percebo que o WhatsApp foi de suma importância para o andamento dos demais ferramentas porque ra através dele que o professor dava o feedback a turma e isso leva a boa relação do aluno/conteúdo, favorecendo o sucesso da aprendizagem e resultando no excelente andamento do curso. No texto "Avaliação Formativa e Continuada da Educação Baseada na Internet" de Margarita Victoria Gomez traz uma abordagem que reflete o andamento que tivemos no curso até aqui: 

“Desafiar os estudantes a tentar realizar alguma nova atividade que possibilite a avaliação pode ser realizada criando um plano de ação; resolvendo exercícios de enriquecimento, para os alunos sem dificuldades, e oferecer novas oportunidades para quem não consegue realizar uma tarefa”.

Entretanto, antes que se perguntem, mas nem todos estão realizando o curso, porém a aprendizagem não depende só de fatores extrínsecos ao aluno(estímulo com as ferramentas da web) como também de fatores intrínsecos do aluno, relacionados a questões pessoais, prioridades. Como bem citou Margarita Gomez apud Freire (1975) “a avaliação formativa e continuada consiste em uma prática educativa contextualizada, flexível, interativa, presente ao longo do curso, de maneira contínua e dialógica”.


Referências


CAVALCANTI. Carolina, Interatividade em ambientes WEB - dando um toque humano a cursos on-line. Disponível em: http://www.unisa.br/unisadigital/int_amb_web.pdf . Acesso em: 11/11/2014.


GOMEZ. Margarita Victoria, Avaliação Formativa e Continuada da Educação Baseada na Internet. Disponível em: http://set-hm.blogspot.com.br/2008/11/avaliao-formativa-e-continuada-da.html . Acesso em: 13/11/2014.

Interação via WhatzApp com Odália Araújo

Nenhum comentário:

Postar um comentário